3 maneiras inteligentes de reaproveitar água na sua residência

No contexto em que vivemos hoje de onde a palavra de ordem é economizar e sabendo que a água potável está ficando cada vez mais rara no mundo, precisamos adotar formas de reaproveitamento para que esses aspectos sejam pelo menos minimizados.

E como todo bom costume começa em casa, separamos algumas dicas para que você economize água e dinheiro na sua casa uma vez que essas boas práticas certamente resultarão em agradáveis mudanças na sua conta.


  • Crie sistemas hidráulicos de reaproveitamento: Atualmente existem no mercado sistemas de encanamento que permitem a drenagem de águas usadas em pias e ralos para sistemas de irrigação. Para quem tem jardins e rega constantemente as plantas é uma ótima solução.

  • Armazene água da chuva: Coloque pequenas recipientes de armazenamento no fim de cada calha do seu telhado, assim você pode aproveitar a água da chuva para diversos usos domésticos como limpeza de cômodos e lavagem de áreas externas. Vale ressaltar que água da chuva não é própria para consumo humano e deve ser utilizada apenas para limpezas.

  • Reutilize a água usada na máquina de lavar: Se você não conhece o consumo de água da sua lavadora, saiba que a cada lavagem e chega a gastar 125 litros utilizando o ciclo completo. Uma boa dica para reutilização seria na lavagem do seu carro. Se você conseguir armazenar toda a água que a máquina utiliza terá água de sobra para duas lavagens.



Vale também lembrar de todas as informações com respeito a economia de água como: Não permanecer com chuveiro ligado nos horários de pausa do banho, não lavar calçadas, não escovar os dente com a torneira aberta, dente outras boas práticas que contribuem para uma maior eficiência na utilização da água.





#agua #reutilize #Sustentabilidade

Posts em Destaque
Posts Recentes