Superdicas de como conservar melhor seus alimentos

Todos nós sabemos que uma boa dieta alimentar inclui o consumo de várias frutas, e que para se consumir uma fruta ou aproveitar todos os seus nutrientes é necessário que elas estejam em excelente estado de conservação, do contrário, além de perder seus nutrientes básicos, elas podem trazer malefícios a sua saúde em virtude da proliferação de fungos e bactérias.

Dicas de conservação - Alivita Refeições Coletivas

Pensando nisso preparamos algumas dicas básicas para que você possa está sempre tranquila ao estado de conservação das suas frutas e verduras.


  • Conserve tomates de cabeça para baixo: Ao armazenar o tomate com a haste para baixo e em temperatura ambiente, você impede que o ar e a umidade entrem pelo local onde o fruto foi arrancado quando foi colhido. Isso pode prolongar a sua vida útil.

  • Coloque os limões na geladeira e em sacos plásticos: Estudos culinários comprovaram que o limão quando conservado dentro da geladeira tende a ficar mais suculento e se tornar mais duradouro quando colocado dentro de um saco plástico.

  • Mantenha os laticínios na parte mais alta da geladeira: As partes superiores das geladeiras geralmente são onde as temperaturas permanecem constantes, por isso, quando for armazenar produtos como, queijo, leite iogurte ou manteiga, prefira esses locais mais altos porque deixarão o alimento conservado por mais tempo.

  • Cubra ervas e flores com saco plástico: No caso das ervas delicadas como coentro, manjericão, cebolinha ou salsinha, a dica é cobri-las por completo com saco plástico, prender a boca do saco com um elástico e depois refrigerar.

  • Evite misturar vários tipos de frutas em um mesmo compartimento na geladeira: Existem muitas frutas que produzem um gás chamado Etileno que é um gás responsável pelo amadurecimento das frutas. Se você guardar várias dessas frutas juntas elas podem não só amadurecer mais rápido como também brotar prematuramente. Se você não tiver tanto espaço na geladeira procure pelo menos separa-las com sacos plásticos.


No mais, não existe um tempo determinado e padrão para conservação e consumo de uma fruta ou legume. O que se sabe é que quanto mais rápido você consumir melhor será a absorção dos nutrientes que ela pode lhe oferecer. Então seja criterioso na escolha e seleção no supermercado e tenha o cuidado de não esquecê-las guardadas e depois ser obrigado a desperdiçar.

#saude #bemestar #Conservação

Posts em Destaque
Posts Recentes