Conheça a importância do potássio para o organismo

Quando iniciamos uma dieta ou consultamos um nutricionista para mudarmos nossos hábitos alimentares, encontramos várias substâncias novas e muitas vezes estranhas que nós temos que consumir diariamente para que nosso organismo funcione da forma correta e nossa alimentação se torne saudável.

Importância do Potássio - Alivita Refeições Coletivas

Uma dessas substâncias importantes para o nosso corpo e que encontramos facilmente nas frutas é o potássio, que é na verdade, um mineral rico em muitas propriedades úteis para nosso organismo e pode trazer vários benefícios para o nosso corpo que vamos conferir agora.

  • Proporciona relaxamento muscular.

  • Atua no balanceamento de líquido no organismo, inclusive do sangue.

  • Equilibra ácidos-base.

  • Regula e ativa funções neuromusculares.

A deficiência de potássio

Como o nosso corpo necessita constantemente de potássio, sua deficiência pode trazer alguns malefícios. A essa deficiência de potássio damos o nome de Hipocalemia, que ocorre na maioria das vezes pela sua extrema excreção (por vômitos, urina, fezes ou ingestão de álcool), e não necessariamente pela ausência de ingestão.

Seus males são principalmente:

  • Fadiga muscular

  • Dilatação do coração

  • Arritmia cardíaca (em alguns casos)

  • Dificuldade no trânsito intestinal

  • Cansaço

  • Dificuldade de respiração

O Excesso de potássio

No entanto, o consumo do potássio deve ser de forma moderada e comedida uma vez que o excesso de potássio, conhecido como Hipercalemia, pode trazer toxicidades e também alguns malefícios.

  • Alteração nos movimentos musculares.

  • Distúrbios gastrontestinais.

  • Sobrecargas renais.

  • Confusão mental.

Portanto, ficam as dicas quanto ao consumo do potássio e algumas informações importantes que você deveria saber para complementar de forma mais rica sua dieta e seus alimentos consumidos diariamente. Ah, por falar em alimentos, segue uma lista com alimentos ricos em potássio para ajudar você a encontrar esse rico sal mineral.

  • Banana Prata

  • Leite de vaca

  • Ovo de galinha

  • Espinafre

  • Tomate

  • Uvas

  • Amêndoas

  • Laranja

  • Ameixas secas

  • Feijões

  • Sementes de girassol

  • Abóbora

  • Alcachofra cozida

  • Damasco

Boa alimentação!

#bemestar #saúde #potássio

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