Conheça a importância de uma boa digestão

Essa semana vamos aprender um pouco mais sobre um sistema do nosso corpo que é muito importante para o bom funcionamento dele, mas muitas vezes é esquecido por nós, trazendo assim alguns desconfortos e até alguns males a saúde.


Estamos falando do sistema digestivo!


Depois que nos alimentamos ocorrem dois processos em nosso corpo: a digestão e a absorção dos alimentos, que acontecem simultaneamente mas em etapas distintas utilizando várias reações químicas e mecânicas que garantem uma boa utilização dos alimentos que consumimos para o nosso organismo.



Acompanhe essas seis dicas e descubra algumas informações importantes que irão lhe ajudar a manter seu sistema digestivo em dia.


  • Coma com calma e lentamente: Essa dica já foi abordada no nosso artigo sobre boas práticas na hora de comer fora de casa e pode ser utilizado novamente nesse tema. Quando for se alimentar tenha paciência e faça suas refeições tranquilo; mastigue bastante e saboreie o que você está comendo, isso pode ajudar a muito na hora da digestão por que assim o organismo tem tempo para produzir substâncias e utilizar outras como o zinco e algumas enzimas que são muito úteis na extração dos nutrientes dos alimentos.

  • Fique atento aos intervalos entre as refeições: A ideia aqui e deixar o metabolismo sempre funcionando então a dica é que você faça até seis refeições durante o dia, mas de forma fracionada e sendo duas delas feitas apenas com uma fruta ou uma pequena refeição para que o sistema digestivo esteja sempre atuando.

  • Prefira alimentos ricos em zinco: Não é a toa que deixamos essa dica, o zinco está presente em mais de 25 enzimas que atuam na digestão e no metabolismo, principalmente de proteínas, então faça dele um mineral sempre presente na sua dieta.

  • Evite dormir logo após as refeições: Essa prática pode ser prejudicial porque quando o corpo entra em estado de adormecimento todos os sistemas passam a funcionar mais devagar, inclusive o digestivo, o que pode causar má digestão e azia no dia seguinte.

  • Nas refeições, modere nos líquidos: Quando estiver fazendo suas refeições maiores beba líquidos com moderação porque eles podem dificultar uma absorção ideal dos alimentos. Em contrapartida, no decorrer do dia consuma líquidos com frequência, especialmente água pura.

  • Conheça o seu organismo e evite alimentos pesados: Você melhor do que ninguém para identificar os alimentos que podem não ser tão bons para sua digestão, então os evite e lembre-se que, ainda que eles sejam muito saborosos, os desconfortos do dia seguinte pode não compensar o seu consumo.

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