As vitaminas e seus benefícios


Vitaminas e seus benefícios - Alivita Refeições Coletivas

As vitaminas são elementos vitais para a vida e importantes para garantir o funcionamento do nosso organismo. Diante disso, a Alivita preparou uma lista de vitaminas com seus benefícios para que você possa conhecer um pouco mais sobre elas e aprender como tirar proveito dessa riqueza presente na natureza.

Como se alimentar com as vitaminas?

Nutricionistas afirmam que o corpo humano deve receber as vitaminas de duas formas: por aproveitamento das vitaminas formadas na flora intestinal (vitaminas produzidas no intestino pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares), e por administração exógena (oral ou injeção).

Quais os tipos de vitaminas?

São basicamente dois tipos:

Liposssolúveis – Que são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença de gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. São elas: A,D,K e E

Hidrossolúveis – Como o nome sugere são aquelas solúveis em água. São todas do complexo B e C.

Agora confira todas as vitaminas e seus benefícios à saúde.

Vitamina A (retinol)

Possui função muito importante no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, combate os radicais livres (ação antioxidante), auxilia no crescimento ósseo e por conta de todos esses benefícios também previne o envelhecimento. Está presente em alimentos de cor alaranjada ou amarelos e também nas folhas verdes escuras.

Vitamina B1 (tiamina)

Ajuda no processamento de carboidratos, álcool e gordura. Pode ser encontrado nos cereais integrais, nozes, feijão, ervilha, gema de ovo, cevada e carnes em geral.

Vitamina B2 (riboflavina)

Auxilia na digestão de proteínas, carboidratos e gorduras além de proteger a pele e os olhos. Está presente na couve, leite, arroz integral, cenoura, mandioca, tomate, feijão, abacate, abacaxi, goiaba, mamão e manga.

Vitamina B6 (pirodoxina)

Importante no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos não essenciais. Podemos encontrá-lo na banana, abacate, laranja, maçã, tomate, frango, ovos, aveia, amendoim e soja.

Vitamina B12 (cianocobalamina)

Muito necessária para o bom funcionamento das células, particularmente as da medula óssea, sistema nervoso e trato intestinal. Está presente em produtos de origem animal (fígado, músculo, laticínios e peixes).

Vitamina C (ácido ascórbico)

Essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, ajuda no processo de cicatrização, estimula o sistema imunológico, estimula a síntese do colágeno, mantendo e elasticidade da pele, importante para ossos, dentes, músculos e tendões. Pode ser encontrada principalmente nas frutas cítricas, melão, laranja, goiaba, acerola, manga, morango, tomate, couve, agrião, tangerina e kiwi.

Vitamina D (calciferol)

Muito útil para o crescimento dos ossos, porque atua no controle e absorção do cálcio e fósforo, essências para o metabolismo no osso. Está presente em peixes como a sardinha, cavala e o atum e também em ovos e alguns cereais matinais.

Vitamina E (tocoferol)

Importante antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce das células, reduz o risco de cataratas, estimula o sistema imunológico, protege doenças cardiovasculares, previne o câncer e doenças da pele. Está presente no óleo de soja, gérmen do trigo, arroz, milho, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.

Vitamina K

Auxilia na coagulação do sangue e previne sangramentos excessivos. Podemos encontrá-la na alface, couve, espinafre, repolho, e vegetais de folha verde escuro que são as fontes mais ricas desta vitamina.

#vitaminas #bemestar #vocêfeliz #saúde

Posts em Destaque
Posts Recentes