A história da festa de São João


Hoje a Alivita vai contar uma pequena história para você que gosta do São João mas não sabe ao certo onde e como surgiram as festas juninas ou “festas do mês de Junho”.

A História

No mês Junho são celebradas festas para três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio, e a origem dessas festas vem desde os tempos coloniais onde temos influências portuguesas, espanholas, chinesas e francesas.

Da França temos as danças com tempos marcados e passos ensaiados, que mais tarde virariam as danças de quadrilha. Da China vêm os fogos de artifício pela sua bem antiga arte de manipulação de pólvora. E de Portugal e Espanha temos as danças com fitas que ainda são muito comuns nesses países.

Com o passar do tempo, todos esses atributos foram se misturando com tradições culturais indígenas e africanas para formar o que chamamos hoje de “festa junina”.

Hoje

As festas de São João são comemoradas nos quatro cantos do Brasil, especialmente no Nordeste onde as tradições são mais fortes e fieis aos tempos antigos. Durante as festividades são formadas as famosas quadrilhas que se apresentam alternadamente e com temas variados; os trajes geralmente são bem coloridos e a alegria contagiante.

No sudeste prevalecem as quermesses, que são realizadas por igrejas, sindicatos, colégios ou empresas que contam com comidas típicas e barracas de jogos rústicos.

#SãoJoão #FestaJunina #vocêfeliz #ComidasTípicas

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procura Por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço:

Alivita Refeições Coletivas

Rua Paulo Batista dos Santos, 400 - Pajuçara

Maracanaú - CE  |  61932-160

 

Telefone: 

(85) 3215.3284 | 3293.1442