Cuidados com o Sol na hora de curtir a praia.


O final de semana chegou! E para aproveitar, que tal pegar aquela praia com a família?! Mas é bom tomar alguns cuidados para a diversão não trazer problemas. A Alivita dá algumas dica para todos curtirem protegidos.

1. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol

Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer de pele e ao seu envelhecimento. O somatório de todas as vezes em que você expôs a sua pele ao sol vai fazer a diferença quando tiver mais idade.

Com o passar dos anos, a pele perde a capacidade de reverter os danos provocados pelo sol. A partir daí, começam a surgir os sinais de envelhecimento cutâneo, como as manchas e rugas, além de lesões que podem evoluir para um câncer de pele, como as ceratoses actínicas.

2. Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia

O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência da radiação ultravioleta B, principal responsável pelas queimaduras solares e pelo surgimento do câncer de pele.

Procure a sombra neste período do dia e, se não puder, utilize sempre proteção solar caprichada. Use chapéus ou bonés, roupas com proteção UV e filtros solares com alto fator de proteção solar (FPS).

3. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus

Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Bonés, viseiras e chapéus são importantes formas de proteção solar para a face. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas.

As barracas devem ser grossas, para bloquear bem a passagem do sol. Mesmo assim, use filtro solar, pois uma parcela da radiação UV atravessa o tecido, além da radiação que se reflete na areia e atinge você mesmo debaixo da barraca.

4. Use filtro solar com FPS 30 ou maior

FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com fps=30 sua pele levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Pessoas de pele muito escura podem usar filtros solares com fator de proteção 15. Saiba mais sobre qual FPS usar de acordo com o seu tipo de pele.

5. Mormaço também queima

Não se engane. Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra.

Portanto, use proteção solar também nestes dias, utilizando filtros solares com o mesmo FPS que usaria num dia ensolarado.

#alivita #praia #finaldesemana

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procura Por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square