10 Alimentos ricos em ferro.


O ferro é um nutriente essencial para o organismo. Ele é responsável pela formação da hemoglobina, elemento essencial para transportar oxigênio por todo o corpo, inclusive para o coração. Ele age na manutenção do sistema imunológicoe seus alimentos fontes contribuem para a saúde da pele, pois produz colágeno e elastina.

Durante o período de gestação e durante a infância, a ingestão do ferro é recomendada pelos especialistas, pois, assim como o ômega-3 ele contribui para a capacidade cognitiva e de aprendizado da criança, reduz o risco de morte maternal no parto e no pós-parto, melhora a resistência a infecções e é fundamental para um crescimento saudável.

Confira a lista de 10 alimentos ricos em ferro:

1- Carnes vermelhas

Comida de maneira equilibrada, a carne vermelha é a principal fornecedora de ferro; em geral, 5mg para cada 100 gramas. Especialmente carne de fígado, rins ou coração são recomendados em caso de deficiência de ferro.

2 - Peixes

A cada 100 gramas de peixe ingerida, você consome entre 0,5 a 1mg a de ferro.

3- Beterraba

A cada 100 gramas de beterraba crua, você ingere 2,5mg de ferro. A versão cozida contém um menor nível de ferro.

4 - Gema de ovo

Em uma gema do ovo são encontrados 1mg de ferro.

5 - Cereais

100 gramas de cereais contêm cerca de 5mg desta substância. Algumas opções são: massas integrais, quinua, aveia, cevada e trigo.

6 - Grãos

Lentilha, feijão preto, feijão carioca e feijão branco são alimentos ricos em fibras alimentares, proteínas e ferro. A ingestão de 100g fornece uma média de 2mg de ferro.

7 - Nozes e amêndoas

Em 100 gramas de avelã, amêndoas, pistache e castanha do pará estão presentes cerca de 2,5mg de ferro.

8 - Frutas secas

A cada 100 gramas de figo, uva-passa com semente, pêssego e damasco estão presentes cerca de 2mg de ferro.

9 - Ostras

Consumindo cerca de oito unidades (100g de ostras) você ingere entre 5 a 9mg de ferro. Grávidas não devem consumir ostras devido ao risco de toxoplasmose.

10 - Vegetais verdes

Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100g contêm cerca de 3,6mg de ferro.


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